terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dinheiro

Sinto-me chateado, aborrecido arruinado ou melhor dizendo, sinto-me danado. Mas danado porque? Não tenho razões para isso… no entanto, é esta a forma como me sinto.

Os dias têm-se passado de uma forma rápida e contínua, tendo sido o meu tempo finalmente quase na sua totalidade ocupado, fazendo com que começasse novamente a viver os dias de uma forma desbravada com vontade de chegar mais além. Algo que já não acontecia desde à algum tempo.

Perdi alguns dos maiores interesses que tinha, não sei se por força da idade, ou até se mesmo devido a fases que se vão vivendo.

Vejo que a maioria de nós (pessoas) vive e vence com base no dinheiro. Quero com isto dizer, que muito se julgam vencedores com o que o dinheiro pode comprar. Nestes últimos tempos, aprendi que o que o dinheiro pode comprar faz todos poderem vencer. Assim basta arranjarmos a maneira de ter dinheiro e podemos ter tudo o que ele pode comprar.

Então e o que ele não pode comprar? Pois é, ai são poucos o que podem vencer.

O andar de Mercedes, andar de Ferrari, ter Mota e casa de férias no Algarve é comum na minha geração.

Acabar de tirar a carta e fazer crédito para comprar um BMW, é ainda mais normal na geração que se vive. Comprar uma casa topo de gama aos 22, 23 anos, perfeitamente composta também coisa é absolutamente normal nos dias de hoje. Basta ter dinheiro…

Mas o problema é que esse dinheiro não se tem, e não se tem porquê? Não se tem porque é necessário tempo para o ganhar… e quando ele está cada vez mais difícil de ganhar e não há, como vamos pagar todas as despesas que existem?

Realmente, até tem a sua piada chegar ao café montado num belo carro, convidar os amigos para um jantar na casa nova e esta estar perfeitamente mobilada, sendo além disso a maior do grupo!

Mas isto hoje em dia tornou-se coisa banal, perdendo o interesse. Pelo menos para mim… pois gosto de conquistas dia após dia, etapa a etapa.

Qual será o próximo objectivo da geração que possui o carro e a casa dos sonhos? Ter um emprego temporário e andar a contar os tostões dia a dia? Ou passar o resto da vida a trabalhar para pagar créditos?

São perguntas às quais a resposta é sempre a mesma, as pessoas estão a viver de uma forma diferente, de uma forma em que a ilusão se apoderou da sua mente.

Estarei eu errado quando vivo como a geração dos anos 80, em que as coisas eram conquistadas dia após dia?

Não sei, não tenho resposta. Apenas sei dizer que o meu campo de batalha é outro. Decidi desde que me conheço como pessoa a vencer onde o dinheiro não vence, a sair vencedor no que o dinheiro não pode comprar. É por isso que tento alcançar o que apenas pode ser alcançado com dignidade e com tempo. Onde apenas os melhores proliferam.

É assim que vivo e que somo a cada dia as minhas vitorias dignas, sem que para isso seja necessário dinheiro.

Convido todos os que forem capazes a fazer o mesmo. Acreditem que a sociedade mudaria, passaríamos a viver com mais tranquilidade e com maior qualidade de vida.

Chocam-me as pessoas que envergam sempre pelo caminho mais fácil, assumindo as derrotas como coisas banais. Refugiando-se no que o dinheiro compra e na ansiedade de ter algo superior ao vizinho!

Será difícil tentar ser uma pessoa diferente do vizinho, mais digna, mais séria, com mais valor humano? Isso é um caminho apenas percorrido por alguns! No dia em que esse caminho fique deserto, antevê-se uma catástrofe com contornos alarmantes, a qual nem o dinheiro salvará. A nossa sociedade está cada vez mais incapacitada para sobreviver ao mais pequeno abanão.



2 comentários:

  1. CR, gostei desta tua pequena grande dissertação.
    "A nossa sociedade está cada vez mais incapacitada para sobreviver ao mais pequeno abanão." infelizmente assim é.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo. Hoje em dia dinheiro é tudo! Ah, isso e as cunhas!! Porque arranjar trabalho por aquilo que realmente somos, não dá...
    Ser uma pessoa séria com valor humano? Vendo pela nossa sociedade, isso não traz descapotáveis nem casas com piscina. Na minha opinião, essas são as pessoas que mais sofrem. Sofrer por serem... verdadeiras.
    Gostei do teu cantinho :)

    ResponderEliminar